voluntariado.ipt

Inquérito sobre Competências

IPT.SIGQ.MOD FOR 60 50 - 2

 

    

 

Instruções de preenchimento

Assinale o número que melhor o descreve em relação a este conjunto de competências, de acordo com a seguinte escala de resposta: 1=Nada Confiante; 2=Um pouco confiante; 3=Confiante; 4=Muito Confiante; 5=Totalmente Confiante. Caso não se aplique, assinale a coluna NA.

Competências
1 2 3 4 5 NA
1.

Adaptação e flexibilidade
Lidar bem com imprevistos; adaptar-se a situações de mudança; trabalhar bem sob stresse; responder adequadamente a críticas construtivas

2.

Análise e resolução de problemas
Identificar e priorizar problemas; fazer as perguntas certas para analisar várias faces de um problema; contribuir com ideias e/ou respostas para resolver problemas; apetência para questionar as próprias ideias e as dos outros

3.

Aprender a aprender
Adquirir conhecimento a partir da experiência quotidiana; aprender com os próprios erros; atualizar-se continuamente na sua área de trabalho

4.

Competências técnico-científicas da área
Mobilizar conhecimento teórico e prático da sua área de formação

5.

Criatividade e inovação
Criar novas soluções ou ideias no trabalho; demonstrar originalidade e criatividade; sugerir propostas inovadoras

6.

Domínio de línguas estrangeiras
Utilizar línguas estrangeiras de forma fluente para comunicação escrita e oral

7.

Expressão e comunicação
Apresentar de forma clara informação verbal a outros, individualmente, em grupo ou em público; exprimir as suas opiniões e defender os seus direitos respeitando o outro

8.

Motivação para a excelência
Manter uma atitude positiva e ser persistente face às dificuldades; ser proactivo na procura da melhoria contínua; estar atento aos pormenores sem perder de vista o objetivo final

9.

Planeamento e organização
Definir as tarefas necessárias para se alcançar os objetivos traçados; delegar tarefas monitorizando o progresso de acordo com o plano; atualizá-lo perante imprevistos

10.

Relacionamento interpessoal e gestão de conflitos
Relacionar-se positivamente com os outros potenciando o alcance de objetivos laborais; identificar fontes de conflito e atuar no sentido da sua resolução

11.

Tecnologias da informação e comunicação
Selecionar e usar a tecnologia adequada para realizar cada tarefa; usar habilmente o computador adaptando-se a novas aplicações/software informático; agilidade na utilização de outros equipamentos eletrónicos (por exemplo, tablet, vídeo projetores, impressoras) e da internet

12.

Trabalho em equipa
Contribuir de forma ativa em grupo com vista a alcançar um objetivo comum, partilhando recursos e responsabilidades; encorajar a participação de todos os elementos do grupo

13.

Caso se aplique, indique outra competência específica na área de atividade desenvolvida pelo voluntariado:

* Campos obrigatórios